A urgência de uma filosofia da fotografia

1post1.jpg

Vilém Flusser, conceituado estudante da Filosofia, discute na obra Filosofia da Caixa Preta a necessidade de uma filosofia para a fotografia. 

“Imagem implica magia. Aparelho implica automação e jogo. Programa implica acaso e necessidade. Informação implica símbolo.” 

 É dessa maneira que o autor questiona a veracidade da fotografia, que pode levar ao receptor uma mensagem por muitas vezes não genuína em sua forma, considerando-se que a mesma pode ser totalmente moldada pelo fotógrafo. A partir disso, ele reivindica uma filosofia, para debater até que ponto a liberdade fotográfica deve ser admitida dentro da práxis.    

Vocês não acreditam que essas pessoas estão realmente “empurrando/segurando” a Torre de Pisa, não é mesmo!?torredepisa_blog.jpg

Pois é… Realmente essa manipulação de imagens é algo muito polêmico. Estamos sujeitos a isso todo tempo, em todo lugar. Além disso, artifícios técnicos como Photoshops  e programas de edição de imagens estão sendo cada vez mais usados e incorporados à elas. 

Um exemplo é o filme The Final Cut – em português,Violação de Privacidade – no qual um sujeito (Robin Williams) é responsável por editar as imagens que vão sendo gravadas ao longo da vida da pessoas, por meio de um chip instalado no cérebro, e desse modo seleciona apenas as imagens bonitas e tocantes da vida delas para serem mostradas depois.

Manipulação de imagens é algo necessário… Limitar esses artifícios seria o mesmo que manipular a manipulação, e além disso, as pessoas não gostam de defeitos. Num mundo de aparências podres e valores invertidos, nada melhor que valores podres para aparências invertidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: